Esqueleto de projeto 2º Ano Normal Médio

Este projeto é indicado para o 

2º Ano do Curso Normal Médio



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UNIDADE EDUCACIONAL DA PREFEITURA DA ALIANÇA
CURSO NORMAL MÉDIO
DISCIPLINA PRÁTICA PEDAGÓGICA


DIGITAR NOME COMPLETO ORDEM ALFABÉTICA
DIGITAR NOME COMPLETO ORDEM ALFABÉTICA
DIGITAR NOME COMPLETO ORDEM ALFABÉTICA
DIGITAR NOME COMPLETO ORDEM ALFABÉTICA




DIGITAR CENTRALIZADO TEMA DO PROJETO CAIXA ALTA NEGRITO



ALIANÇA/2014
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Projeto desenvolvido pelas alunas Digitar O Nome Da Equipe Ordem Alfabética como requisito parcial para a conclusão do segundo ano do Curso Normal Médio, sob a orientação da Professora Sueli Rodrigues de Albuquerque Ferreira.


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EQUIPE


Nome – NOME DO COMPONENTE DA EQUIPE
Rua        preencher           Nº preencher
Bairro/Distrito: Centro
Cidade: Aliança
Estado: PE
CEP: 55.890.000
Telefone: (81) preencher
E-mail: preencher
Facebook: preencher

Nome – NOME DO COMPONENTE DA EQUIPE
Rua            preencher   Nº preencher
Bairro/Distrito: Centro
Cidade: Aliança
Estado: PE
CEP: 55.890.000
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Nome – NOME DO COMPONENTE DA EQUIPE
Rua           preencher     Nº preencher
Bairro/Distrito: Centro
Cidade: Aliança
Estado: PE
CEP: 55.890.000
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Nome – NOME DO COMPONENTE DA EQUIPE
Rua           preencher     Nº preencher
Bairro/Distrito: Centro
Cidade: Aliança
Estado: PE
CEP: 55.890.000
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SUMÁRIO


1.     Justificativa
5
2.     Objetivos
6
2.1. Geral
6
2.2. Específicos
6
3.     Metas
7
4.     Metodologia
8
5.     Recursos
9
5.1. Humanos
9
5.2. Materiais
10
6.     Cronograma
11
7.     Proposição de monitoramento e avaliação
12
8.     Considerações finais
13
9.     Referências bibliográficas
14

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1.     JUSTIFICATIVA


Digite aqui a sua justificativa
A Justificativa deste tipo de projeto cientifico, trata-se de destacar a relevância e o porquê de tal pesquisa deve ser realizada.
Responde as questões como: “Quais motivos justificam meu projeto?”; “Que contribuições para a compreensão, intervenção ou solução para o problema trará a realização de tal pesquisa?”.
A pesquisa deve articular a relevância intelectual e prática do assunto investigado à experiência do investigador (quem elabora o projeto). É neste momento em que se tenta convencer com argumentos que sua proposta ou projeto merece ser realizado.
Não existe um modelo padrão, mas recomenda-se a utilização de citações de outros autores para que ocorra um ponto de encontro com as pesquisas científicas na mesma linha do tema escolhido e a sua proposta. O diálogo com autores ou correntes interpretativas sobre o tema deve ser um dos pontos mais importantes para dar credibilidade ao seu texto e garantir a existência comprovada de uma boa base de estudos sobre o tema em questão.
Desenvolver no mínimo três parágrafos, cada parágrafo com no mínimo três linhas.

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2.     OBJETIVOS

2.1. OBJETIVO GERAL

Digite aqui o seu objetivo geral. Iniciar com o verbo no infinitivo (analisar, mostrar, compreender, reconhecer, desenvolver, organizar, etc.) dizendo o que vai fazer e para quê.

2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Digite aqui os objetivos específicos. Iniciar com o verbo no infinitivo (observar, entrevistar, convidar, ornamentar, cantar, solicitar, avaliar, etc.) dizendo o que vai fazer e para quê.


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3.     METAS


Digite aqui as metas dos trabalhos. Dados quantitativos, prazo das atividades, quanto tempo levará cada parte dos objetivos específicos.


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4.     METODOLOGIA


Digite aqui a sua metodologia explicando passo a passo como serão realizadas as ações do projeto, abrangendo os itens que responderão às questões:
 Como?
A forma de organização . Como será executado, por quem etc...
 Com quê?
Refere-se aos recursos tecnológicos e outros que serão utilizados.
 Quando e quanto?
Em que momento e quanto tempo durará cada fase.

Ligado nos objetivos específicos assim como as metas

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5.     RECURSOS

5.1. HUMANOS
Professora
Nome da Professora
Digitar o nome completo da professora
Formação
Digitar a formação da professora

Alunos
Nome
Idade
Endereço
1.     Digitar nome do aluno em ordem alfabética
Digitar a idade
Digitar o endereço de cada aluno
2.      


3.      


4.      


5.      


6.      


7.      


8.      


9.      


10.   


11.   


12.   


13.   


14.   


15.   


16.   


17.   


18.   


19.   


20.   





5.2. MATERIAIS

Digite aqui o que você vai usar no projeto, livros, revistas, jornais, internet, filmes, computador, pendrive, tinta para impressora, encadernação, utensílios utilizados, etc. Explicando o motivo.

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6.     CRONOGRAMA


Atividades
2013
MAR
ABR
MAI
JUN
JUL
AGO
SET
OUT
NOV
Escolha do tema e pesquisa sobre o conteúdo a ser trabalhado
X








Visita na sala escolhida para o projeto

X







Conversa e discussão com a professora da sala escolhida sobre as ações a serem desenvolvidas


X






Desenvolvimento dos objetivos, metas a serem organizadas em acordo com a professora colaboradora



x
x
X



Escolha das metodologias a serem utilizadas no projeto





X



Vivência do projeto na sala de aula





x
x
X

Digitação e encadernação do projeto







X

Culminância e entrega do projeto para avaliação








x




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7.     PROPOSIÇÃO DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO



Digitar:
Previsão de estratégias de monitoramento, de sua execução e avaliação, de modo a identificar as necessidades que surgirem, medidas corretivas e garantir a efetividade do projeto.
A avaliação, associada ao monitoramento, corresponde à medida e julgamento dos resultados.

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8.     CONSIDERAÇÕES FINAIS



Registre sempre no Diário de Bordo do Projeto todas as observações, os dados e resultados. Estes podem ser medidos pelas anotações sobre seu experimento. Fotografe se possível os resultados de seu projeto ou as fases do mesmo. Isto pode ajudar a análise ou a apresentação da pesquisa na culminância.

Digitar aqui:
Tudo que aconteceu na realização do projeto.
É a finalização do que ocorreu, e o que esperava dos objetivos propostos.
É uma síntese de tudo que foi dito no projeto, dando ênfase aos tópicos mais importantes do tema, são as considerações profissionais e pessoais sobre o assunto estudado.
Num último momento, a equipe participante avalia o projeto como todo e, principalmente, a sua atuação enquanto grupo.


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9.     REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


Digitar aqui os livros pesquisados, as revistas e sites consultados para organização do projeto.
Levantamento na biblioteca de livros que falem do assunto. Ordem alfabética.


************************* outra folha **********************************************

ANEXOS


Depois desta folha, deixar uma cópia de alguma atividade que foi realizada, ou de algum material que fez parte da pesquisa, ou de algum material que foi fornecido pela professora colaboradora.






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PCN

Os projetos são excelentes situações para que os alunos produzam textos de forma contextualizada — além do que, dependendo de como se organizam, exigem leitura, escuta de leituras, produção de textos orais, estudo, pesquisa ou outras atividades. Podem ser de curta ou média duração, envolver ou não outras áreas do conhecimento e resultar em diferentes produtos: uma coletânea de textos de um mesmo gênero (poemas, contos de assombração ou de fadas, lendas, etc.), um livro sobre um tema pesquisado, uma revista sobre vários temas estudados, um mural, uma cartilha sobre cuidados com a saúde, um jornal mensal, um folheto informativo, um panfleto, os cartazes de divulgação de uma festa na escola ou um único cartaz. (BRASIL. PCN: Língua portuguesa. 1997, p.70/71)

PCN

Os projetos, além de oferecerem reais condições de produção de textos escritos, carregam exigências de grande valor pedagógico. (BRASIL. PCN: Língua portuguesa. 1997, p.71)

PCN

[...] por intermédio dos projetos é possível uma intersecção entre conteúdos de diferentes áreas: por outro lado, há os projetos da área de Língua Portuguesa que, em função do objetivo de trabalhar com textos informativos, privilegiam assuntos de outras áreas, dos temas transversais, por exemplo. Por outro lado, no ensino das outras áreas, é imprescindível que se faça uso do registro escrito como recurso de documentação e de estudo. Esse registro pode resultar na elaboração de portadores de textos específicos, ao final ou durante o trabalho. Por exemplo: fazer um diário de viagem (pelos lugares que estão sendo estudados); elaborar uma cartilha sobre o que é a coleta seletiva do lixo, sua importância e instruções para realização; escrever um livro sobre as grandes navegações; ou um panfleto com estatísticas a respeito de um assunto discutido; (BRASIL. PCN: Língua portuguesa. 1997, p.72)

PCN

Os projetos favorecem o necessário compromisso do aluno com sua própria aprendizagem. O fato de o objetivo ser compartilhado, desde o início, e de haver um produto final em torno do qual o trabalho de todos se organiza, contribui muito mais para o engajamento do aluno nas tarefas como um todo, do que quando essas são definidas pelo professor; determinadas práticas habituais que não fazem qualquer sentido quando trabalhadas de forma descontextualizada podem ganhar significado no interior dos projetos: a cópia, o ditado, a produção coletiva de textos, a correção exaustiva do produto final, a exigência de uma ortografia impecável, etc. (BRASIL. PCN: Língua portuguesa. 1997,p.72/73)

PCN

Entre os principais recursos que precisam estar disponíveis na escola para viabilizar a proposta didática da área, estão os textos autênticos. A utilização de textos autênticos pressupõe cuidado com a manutenção de suas características gráficas: formatação, paginação, diferentes elementos utilizados para atribuição de sentido — como fotografias, desenhos gráficos, ilustrações, etc. Da mesma forma, é importante que esses textos, sempre que possível, sejam trazidos para a sala de aula nos seus portadores de origem (ainda que em algumas situações possam ser agrupados segundo gênero ou tema, por exemplo, para atender a necessidades específicas dos projetos de estudo). (BRASIL. PCN: Língua portuguesa. 1997, p.91)

PCN

Na biblioteca escolar é necessário que sejam colocados à disposição dos alunos textos dos mais variados gêneros, respeitados os seus portadores: livros de contos, romances, poesia, enciclopédias, dicionários, jornais, revistas (infantis, em quadrinhos, de palavras cruzadas e outros jogos), livros de consulta das diversas áreas do conhecimento, almanaques, revistas de literatura de cordel, textos gravados em áudio e em vídeo, entre outros. Além dos materiais impressos que se pode adquirir no mercado, também aqueles que são produzidos pelos alunos — produtos dos mais variados projetos de estudo — podem compor o acervo da biblioteca escolar: coletâneas de contos, trava-línguas, piadas, brincadeiras e jogos infantis, livros de narrativas ficcionais, dossiês sobre assuntos específicos, diários de viagens, revistas, jornais, etc. (BRASIL. PCN: Língua portuguesa. 1997, p.92)

PCN

Desde o primeiro ciclo é preciso que os alunos leiam diferentes textos que circulam socialmente. A seleção do material de leitura deve ter como critérios: a variedade de gêneros, a possibilidade de o conteúdo interessar, o atendimento aos projetos de estudo e pesquisa das demais áreas, o subsídio aos projetos da própria área. Por exemplo, para o desenvolvimento de uma proposta de produção de um diário sobre uma viagem imaginária, é importante que se leiam diferentes materiais: textos informativos sobre como se pode chegar ao lugar escolhido, como é a fauna e a flora da região, qual a localização geográfica do continente, qual o clima, quais roupas são adequadas para o trajeto, qual o tempo de duração da viagem e o meio de transporte escolhido, etc. Também é importante que se leiam textos como os encontrados num diário, para aprender como são escritos, caso a classe tenha conhecimento insuficiente do gênero para produzi-lo. (BRASIL. PCN: Língua portuguesa. 1997, p.106)

PAULO RENATO SOUZA

Estamos certos de que os Parâmetros serão instrumento útil no apoio às discussões pedagógicas em sua escola, na elaboração de projetos educativos, no planejamento das aulas, na reflexão sobre a prática educativa e na análise do material didático. E esperamos, por meio deles, estar contribuindo para a sua atualização profissional — um direito seu e, afinal, um dever do Estado. Paulo Renato Souza Ministro da Educação e do Desporto (BRASIL. PCN. 1997)

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