Esqueleto da parte inicial do TCC

ELABORAÇÃO DO TCC – MONOGRAFIA
INDICADA PARA O QUARTO ANO DO CURSO NORMAL MÉDIO


De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o conteúdo de uma monografia é basicamente três: PRÉ-TEXTO, ELEMENTOS TEXTUAIS E PÓS-TEXTO.

Neste trabalho especificamente:

PRÉ-TEXTO:
·         Capa: deverá conter:
o   Nome da instituição/do curso/ da disciplina
o   Nome da equipe ordem alfabética
o   Título do trabalho
o   Data da apresentação
·         Folha de rosto: similar à capa, porém em primeiro lugar vem o nome dos autores, centralizado no topo da página. Na metade da página o título do trabalho. Entre a metade e o fim da página, no lado direito, vem os seguintes dizeres: Trabalho de conclusão de curso apresentado à coordenação de prática pedagógica, pelos alunos... sob a orientação da professora..., como requisito parcial para a conclusão do Curso Normal Médio. Logo abaixo o local, mês e ano da apresentação.
·         Folhas de aprovação:
o   Parecer da Orientadora
o   Parecer da Banca Examinadora
·         Folha de identificação do aluno: aqui devem constar endereços que permitam futuros contatos com os alunos.
·         Epígrafe: corresponde a uma citação relevante ao tema de um pensador teórico da mesma linha de pesquisa.
·         Folha de Agradecimentos: Fica a critério dos autores do TCC.
·         Sumário: serve para indicar a localização das partes que compõem o trabalho.

ELEMENTOS TEXTUAIS
São compostos por três partes: introdução, texto e conclusão.
·         INTRODUÇÃO: A introdução é composta por três partes:
o   JUSTIFICATIVA
o   DIAGNÓSTICO DA ESCOLA CAMPO DE ESTUDO
§  Estrutura Física
§  Recursos Humanos
§  Recursos Didáticos
§  Perspectivas Pedagógicas
o   IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA
·         TEXTO: O texto é composto de:
o    REFERENCIAL TEÓRICO 1.     (1º CAPÍTULO) 2.    (2º CAPÍTULO) 3.    (3º CAPÍTULO) 4.           (4º CAPÍTULO)
o   PROPOSTA DE INTERVENÇÃO e CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
·         CONCLUSÃO:
o   CONCLUSÃO/RECOMENDAÇÕES

PÓS-TEXTUAL
São compostos por duas partes:
o   REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO
o   ANEXOS
§  MINUTA
§  ENTREVISTAS



EXEMPLO:

UNIDADE EDUCACIONAL DA PREFEITURA DA ALIANÇA
CURSO: NORMAL MÉDIO
DISCIPLINA: PRÁTICA PEDAGÓGICA


NOME DO COMPONENTE DA EQUIPE
NOME DO COMPONENTE DA EQUIPE
NOME DO COMPONENTE DA EQUIPE
NOME DO COMPONENTE DA EQUIPE








TEMA















Novembro/ 2014


NOME DO COMPONENTE DA EQUIPE
NOME DO COMPONENTE DA EQUIPE
NOME DO COMPONENTE DA EQUIPE
NOME DO COMPONENTE DA EQUIPE












TEMA






Trabalho de conclusão de curso apresentado à coordenação de prática pedagógica, pela aluna: Nomes sob a orientação da professora Sueli Rodrigues de Albuquerque Ferreira, como requisito parcial para a conclusão do Curso Normal Médio.



Aliança, Novembro/2014


NOME DO COMPONENTE DA EQUIPE
NOME DO COMPONENTE DA EQUIPE
NOME DO COMPONENTE DA EQUIPE
NOME DO COMPONENTE DA EQUIPE


TEMA


Parecer da orientadora

O Trabalho de Conclusão de Curso constituiu das observações na prática docente e foi construído mediante pesquisa bibliográfica, entrevistas e observações na Escola Campo de Estudo, nome da escola.
Nomes participaram dos encontros de orientação, atendendo as sugestões da orientação em todas as etapas do projeto e do desenvolvimento do trabalho, em horário previamente fixado.
O trabalho foi avaliado em sua versão final e foi apresentado na forma oral, à banca constituída por representantes da Escola Campo de Estudo e educadores convidados, com utilização de recursos e exposição de slides referentes aos capítulos desenvolvidos.
Terá aprovação da professora orientadora, após a entrega de forma escrita, juntamente com o Memorial e o Relatório das Docências realizadas na Escola Campo de Estudo, segundo as Normas da ABNT.


UEPA, ___ de novembro 2014


____________________________________
Professora Orientadora



NOME DO COMPONENTE DA EQUIPE
NOME DO COMPONENTE DA EQUIPE
NOME DO COMPONENTE DA EQUIPE
NOME DO COMPONENTE DA EQUIPE


TEMA


Parecer da banca examinadora

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


UEPA, ___ de novembro 2014


______________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________


FOLHA DE IDENTIFICAÇÃO DOS ALUNOS


Nome – NOME DO COMPONENTE DA EQUIPE
Rua        preencher           Nº preencher
Bairro/Distrito: Centro
Cidade: Aliança
Estado: PE
CEP: 55.890.000
Telefone: (81) preencher
E-mail: preencher
Facebook: preencher

Nome – NOME DO COMPONENTE DA EQUIPE
Rua            preencher   Nº preencher
Bairro/Distrito: Centro
Cidade: Aliança
Estado: PE
CEP: 55.890.000
Telefone: (81) preencher
E-mail: preencher
Facebook: preencher

Nome – NOME DO COMPONENTE DA EQUIPE
Rua           preencher     Nº preencher
Bairro/Distrito: Centro
Cidade: Aliança
Estado: PE
CEP: 55.890.000
Telefone: (81) preencher
E-mail: preencher
Facebook: preencher

Nome – NOME DO COMPONENTE DA EQUIPE
Rua           preencher     Nº preencher
Bairro/Distrito: Centro
Cidade: Aliança
Estado: PE
CEP: 55.890.000
Telefone: (81) preencher
E-mail: preencher
Facebook: preencher








  






ESCREVER A EPÍGRAFE


AGRADECIMENTOS


O agradecimento é em nome da equipe. Agradecer a quem ajudou na organização desta pesquisa.
Geralmente indicamos que se comece por prioridades e dizendo o porquê.
Exemplo:
À Deus, pela....
Aos nossos familiares por...
A Instituição....pelo Curso Normal Médio, que...
A Instituição Campo de Estudo....
A orientadora... que...
Aos professores.... que....
Outros...
Fica a critério da equipe.



SUMÁRIO


Justificativa
9
Diagnóstico da Escola Campo de Estudo
   11
Estrutura física
    11
Recursos humanos
    11
Recursos materiais
    14
Perspectiva pedagógica
    14
Identificação do problema
    16
Referencial teórico
    19
1.    Digitar o nome do capítulo
    19
2.    Digitar o nome do capítulo
    25
3.    Digitar o nome do capítulo
    32
4.    Digitar o nome do capítulo
    39
Proposta de intervenção
    45
Cronograma de atividades
    47
Conclusão/ Recomendação
    48
Referências bibliográficas
    50
Anexos
    52


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PCN

Os projetos são excelentes situações para que os alunos produzam textos de forma contextualizada — além do que, dependendo de como se organizam, exigem leitura, escuta de leituras, produção de textos orais, estudo, pesquisa ou outras atividades. Podem ser de curta ou média duração, envolver ou não outras áreas do conhecimento e resultar em diferentes produtos: uma coletânea de textos de um mesmo gênero (poemas, contos de assombração ou de fadas, lendas, etc.), um livro sobre um tema pesquisado, uma revista sobre vários temas estudados, um mural, uma cartilha sobre cuidados com a saúde, um jornal mensal, um folheto informativo, um panfleto, os cartazes de divulgação de uma festa na escola ou um único cartaz. (BRASIL. PCN: Língua portuguesa. 1997, p.70/71)

PCN

Os projetos, além de oferecerem reais condições de produção de textos escritos, carregam exigências de grande valor pedagógico. (BRASIL. PCN: Língua portuguesa. 1997, p.71)

PCN

[...] por intermédio dos projetos é possível uma intersecção entre conteúdos de diferentes áreas: por outro lado, há os projetos da área de Língua Portuguesa que, em função do objetivo de trabalhar com textos informativos, privilegiam assuntos de outras áreas, dos temas transversais, por exemplo. Por outro lado, no ensino das outras áreas, é imprescindível que se faça uso do registro escrito como recurso de documentação e de estudo. Esse registro pode resultar na elaboração de portadores de textos específicos, ao final ou durante o trabalho. Por exemplo: fazer um diário de viagem (pelos lugares que estão sendo estudados); elaborar uma cartilha sobre o que é a coleta seletiva do lixo, sua importância e instruções para realização; escrever um livro sobre as grandes navegações; ou um panfleto com estatísticas a respeito de um assunto discutido; (BRASIL. PCN: Língua portuguesa. 1997, p.72)

PCN

Os projetos favorecem o necessário compromisso do aluno com sua própria aprendizagem. O fato de o objetivo ser compartilhado, desde o início, e de haver um produto final em torno do qual o trabalho de todos se organiza, contribui muito mais para o engajamento do aluno nas tarefas como um todo, do que quando essas são definidas pelo professor; determinadas práticas habituais que não fazem qualquer sentido quando trabalhadas de forma descontextualizada podem ganhar significado no interior dos projetos: a cópia, o ditado, a produção coletiva de textos, a correção exaustiva do produto final, a exigência de uma ortografia impecável, etc. (BRASIL. PCN: Língua portuguesa. 1997,p.72/73)

PCN

Entre os principais recursos que precisam estar disponíveis na escola para viabilizar a proposta didática da área, estão os textos autênticos. A utilização de textos autênticos pressupõe cuidado com a manutenção de suas características gráficas: formatação, paginação, diferentes elementos utilizados para atribuição de sentido — como fotografias, desenhos gráficos, ilustrações, etc. Da mesma forma, é importante que esses textos, sempre que possível, sejam trazidos para a sala de aula nos seus portadores de origem (ainda que em algumas situações possam ser agrupados segundo gênero ou tema, por exemplo, para atender a necessidades específicas dos projetos de estudo). (BRASIL. PCN: Língua portuguesa. 1997, p.91)

PCN

Na biblioteca escolar é necessário que sejam colocados à disposição dos alunos textos dos mais variados gêneros, respeitados os seus portadores: livros de contos, romances, poesia, enciclopédias, dicionários, jornais, revistas (infantis, em quadrinhos, de palavras cruzadas e outros jogos), livros de consulta das diversas áreas do conhecimento, almanaques, revistas de literatura de cordel, textos gravados em áudio e em vídeo, entre outros. Além dos materiais impressos que se pode adquirir no mercado, também aqueles que são produzidos pelos alunos — produtos dos mais variados projetos de estudo — podem compor o acervo da biblioteca escolar: coletâneas de contos, trava-línguas, piadas, brincadeiras e jogos infantis, livros de narrativas ficcionais, dossiês sobre assuntos específicos, diários de viagens, revistas, jornais, etc. (BRASIL. PCN: Língua portuguesa. 1997, p.92)

PCN

Desde o primeiro ciclo é preciso que os alunos leiam diferentes textos que circulam socialmente. A seleção do material de leitura deve ter como critérios: a variedade de gêneros, a possibilidade de o conteúdo interessar, o atendimento aos projetos de estudo e pesquisa das demais áreas, o subsídio aos projetos da própria área. Por exemplo, para o desenvolvimento de uma proposta de produção de um diário sobre uma viagem imaginária, é importante que se leiam diferentes materiais: textos informativos sobre como se pode chegar ao lugar escolhido, como é a fauna e a flora da região, qual a localização geográfica do continente, qual o clima, quais roupas são adequadas para o trajeto, qual o tempo de duração da viagem e o meio de transporte escolhido, etc. Também é importante que se leiam textos como os encontrados num diário, para aprender como são escritos, caso a classe tenha conhecimento insuficiente do gênero para produzi-lo. (BRASIL. PCN: Língua portuguesa. 1997, p.106)

PAULO RENATO SOUZA

Estamos certos de que os Parâmetros serão instrumento útil no apoio às discussões pedagógicas em sua escola, na elaboração de projetos educativos, no planejamento das aulas, na reflexão sobre a prática educativa e na análise do material didático. E esperamos, por meio deles, estar contribuindo para a sua atualização profissional — um direito seu e, afinal, um dever do Estado. Paulo Renato Souza Ministro da Educação e do Desporto (BRASIL. PCN. 1997)

Seja membro

Pesquisar este blog